BUSCAR NA BASE

Acervo da Biblioteca de Medicamentos e Fitomedicamentos

O acervo de livros, teses/dissertações, periódicos e multimídia da Biblioteca de Medicamentos e Fitomedicamentos pode ser consultado via internet, pela busca na base de dados de acervo, disponível na barra superior deste site, diretamente na base de dados de Acervo Online ou pelo formulário do serviço de Atendimento Online.

 

Como fazer sua busca na base de dados ?

 

A busca efetuada pelo formulário disponível na barra superior deste site recupera os registros do acervo da Biblioteca de Medicamentos e Fitomedicamentos por título, resumo ou assunto.

 

As opções “Palavras Adjacentes Não ou SIM” devem ser marcadas de acordo com a combinação lógica de termos desejada para a busca: “NÃO” quando qualquer uma das palavras digitadas deve ser considerada, ou “SIM” quando todas as palavras digitadas devem ser consideradas.

 

A Busca por outros campos, como exemplo, nome do autor, é processada via LildbiWeb, por meio do Formulário Avançado da base de dados de acervo, considerando o campo de busca Autor, que contém sobrenome e nomes ou sobrenome e iniciais dos autores, separados por vírgula.

 

Os nomes dos autores nem sempre estão cadastrados de forma padronizada. A base de dados considera a forma do nome como está publicado no artigo original. Utilize o índice do campo Autor para montar a expressão de busca no formulário. Uma opção alternativa é usar o recurso $ para truncar (fazer a busca por parte do nome ou sobrenome). 

 

Exemplo : Sanchez, Clovis; Nascimento, Elizabeth de Souza

Sanche$ (recupera as variações de nome com o radical  de sobrenome), retornando:

Sanchez, Clovis; Nascimento, Elizabeth de Souza

Coelho, Rita Cristina Sanches

Sanches, Andréia Cristina Conegero

 

Localizando uma publicação nas estantes, depois de encontrada na base de dados:

 

Para livros e monografias, organizados por ordem de classificação do assunto, anote sempre o campo Localização, que contém o código da nossa biblioteca (ACERVOFAR) seguido da localização da obra em nossas estantes. Com essa anotação, se saberá a localização da obra em nosso acervo.

 

Exemplo de Localização:

ACERVOFAR; 616.9792, C512esp

 

Para artigos de periódicos, organizados por ordem alfabética de títulos, anote sempre o campo Fonte. Este campo informa o nome do periódico, volume, número, páginas e data de publicação do artigo.

 

Exemplo: Rev. ciênc. farm. básica apl;29(1): 37-44, 2008. ilus; graf; tab

 

Caso tenha alguma dificuldade, tanto com a busca no Acervo online como na localização da publicação nas estantes, estando fisicamente nas dependências da biblioteca, solicite a ajuda da bibliotecária de referência, que estará à disposição na biblioteca. Para sanar dificuldades numa consulta remota, abra uma solicitação de consulta, via Atendimento Online.

 

Saiba as últimas publicações incorporadas ao acervo da biblioteca em nosso Alerta bibliográfico , com as últimas obras adquiridas.

 

Observe o Regulamento da Biblioteca para Empréstimos.

 

Acervos das Bibliotecas da Rede de Bibliotecas da Fiocruz:

 

Bases de Dados Bibliográficas

  • Lilacs - A Lilacs é uma base de dados coordenada pela BIREME, compreende a literatura relativa às Ciências da Saúde pode ser pesquisado na Biblioteca através de CD-ROM ou via Internet no site da BIREME.
  • Medline - A Medline é a uma base de dados da literatura internacional da área médica e biomédica, produzida pela NLM, National Library of Medicine, nos Estados Unidos. Esta base pode ser acessada em CD-ROM na própria Biblioteca ou através da Internet via PubMed ou BIREME.
  • Web of Science - A Web of Science é uma base de dados bibliográfica em ciências, ciências sociais, artes e humanas. Indexa mais de 8.700 periódicos, com cerca de 1,1 milhões de registros e de 23 milhões de referências citadas por ano. Prover pesquisas em citações dos artigos. Oferece acesso exclusivo à: Science Citation Index Expanded™; Social Sciences Citation Index®; Arts & Humanities Citation Index®. Registros indexados a partir de 1945. Acesso restrito para instituições do Portal CAPES.
  • SCOPUS - A Scopus é uma base de resumos e referências bibliográficas de literatura científica revisada por pares, com mais de 18.000 títulos de 5.000 editoras internacionais. Tem um escopo multidisciplinar da ciência e integra todas as fontes relevantes para a pesquisa básica, aplicada e inovação tecnológica através de patentes, fontes da web de conteúdo científico, periódicos de acesso aberto, memórias de congressos e conferências. É atualizado diariamente e contém os Articles in Press de mais de 3.000 revistas. Acesso restrito para instituições do Portal CAPES. Também possui ferramenta para estudos bibliométricos e avaliações de produção científica, tais como: perfil de autor, perfil de instituição, rastreador de citações, índice h e analisador de periódicos.
  • Embase - A Embase é uma base de dados bibliográfica de pesquisas publicadas nas áreas de biomedicina e farmacologia. Permite a busca integrada com o MEDLINE: possui mais de 11 milhões de registros do EMBASE desde 1974 até o presente e + de 7 milhões de registros exclusivos do MEDLINE desde 1966 até o presente. Acesso permitido na FIOCRUZ.
  • Catálogo Coletivo Nacional de Publicações Seriadas - IBICT - Inclui dados de publicações seriadas, nacionais e estrangeiras, e suas respectivas coleções que compõem os acervos das bibliotecas participantes da Rede CCN. Cada registro contém os dados do título, siglas das bibliotecas e os dados de coleções. O CCN também indica o endereço eletrônico das revistas que disponibilizam, gratuitamente, os artigos em texto completo na internet.